terça-feira, 18 de novembro de 2014

truques para fazer com sal

Da REDAÇÃOVocê sabia que o sal fino, sim, aquele de cozinha, é ótimo para espantar as formigas? E que ele ainda quebra um galho na limpeza da geladeira porque não arranha o esmalte? Pois saiba que ele é um ingrediente poderoso e, inclusive, ajuda a desentupir pia, remover manchas e melhorar o polimento de objetos de cobre e bronze. Esses e outros inúmeros benefícios (e utilidades) são apresentados no recém-lançado "Quem dá brilho, brilha – Dicas para bem resolver problemas domésticos de toda ordem", livro escrito pela especialista em organização doméstica, Maria Eugenia Cerqueira.As dicas são curiosíssimas. Se o seu objetivo é eliminar manchas de suor nas roupas, por exemplo, o truque é simples: coloque - antes da lavagem - as peças de molho, em água salgada, na proporção de 4 colheres de sopa por cada litro de água. Depois é só prosseguir com a lavagem normalmente. Além disso, se você quer limpar o ferro de passar para evitar manchar as roupas, conte com o sal também. Esfregue o ingrediente com pano ou papel toalha na base do ferro. "O método é bastante antigo e vem dos tempos do ferro a carvão, mas funciona até hoje", garante a especialista.Além disso, Maria Eugenia lembra que eliminar as manchas de desodorante em roupas é a dúvida campeã nos e-mails que costuma receber. E o sal também ajuda nessa remoção. Para fazer isso, esfregue o ingrediente diretamente sobre a mancha e deixe repousar durante a noite. Depois é só esfregar a mancha com uma escova macia e enxaguar normalmente.O livro traz ainda 50 capítulos com dicas para organizar a casa e a economia doméstica. Entre os temas abordados por Maria Eugenia, estão, por exemplo, a orientação jurídica para a contratação de faxineiras e mensalistas, bem como receitinhas caseiras com produtos de limpeza não agridem o meio ambiente."Desde que me entendo por gente sempre vivi em ambientes organizados, limpos e arrumados. Devo isso aos meus pais que cultuavam esse aspecto dentro de casa. Minha mãe nunca tirou nada de cima das mesas por causa das crianças. Ensinava a distinção entre brinquedo e objetos de decoração. Ordem é progresso", conta a expert em organização doméstica.Quer ler mais dicas e aprender outros truques?CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA CONFERIR!* Siga o Tempo de Mulher nas redes sociais: Facebook / Twitter / Instagram* Curta a FANPAGE da Ana Paula Padrão

Você sabia que o sal fino, sim, aquele de cozinha, é ótimo para espantar as formigas? E que ele ainda quebra um galho na limpeza da geladeira porque não arranha o esmalte? Pois saiba que ele é um ingrediente poderoso e, inclusive, ajuda a desentupir pia, remover manchas e melhorar o polimento de objetos de cobre e bronze. Esses e outros inúmeros benefícios (e utilidades) são apresentados no recém-lançado "Quem dá brilho, brilha – Dicas para bem resolver problemas domésticos de toda ordem", livro escrito pela especialista em organização doméstica, Maria Eugenia Cerqueira.
As dicas são curiosíssimas. Se o seu objetivo é eliminar manchas de suor nas roupas, por exemplo, o truque é simples: coloque - antes da lavagem - as peças de molho, em água salgada, na proporção de 4 colheres de sopa por cada litro de água. Depois é só prosseguir com a lavagem normalmente. Além disso, se você quer limpar o ferro de passar para evitar manchar as roupas, conte com o sal também. Esfregue o ingrediente com pano ou papel toalha na base do ferro. "O método é bastante antigo e vem dos tempos do ferro a carvão, mas funciona até hoje", garante a especialista.
Além disso, Maria Eugenia lembra que eliminar as manchas de desodorante em roupas é a dúvida campeã nos e-mails que costuma receber. E o sal também ajuda nessa remoção. Para fazer isso, esfregue o ingrediente diretamente sobre a mancha e deixe repousar durante a noite. Depois é só esfregar a mancha com uma escova macia e enxaguar normalmente.O livro traz ainda 50 capítulos com dicas para organizar a casa e a economia doméstica. Entre os temas abordados por Maria Eugenia, estão, por exemplo, a orientação jurídica para a contratação de faxineiras e mensalistas, bem como receitinhas caseiras com produtos de limpeza não agridem o meio ambiente.
"Desde que me entendo por gente sempre vivi em ambientes organizados, limpos e arrumados. Devo isso aos meus pais que cultuavam esse aspecto dentro de casa. Minha mãe nunca tirou nada de cima das mesas por causa das crianças. Ensinava a distinção entre brinquedo e objetos de decoração. Ordem é progresso", conta a expert em organização doméstica. Quer ler mais dicas e aprender outros truques?

FORMIGAS

Não deixe as formigas fazerem piquenique em sua casa. O sal as manterá afastadas do chão da cozinha e do balcão da pia.
Para isso, coloque um pouco de sal comum salpicado nas áreas onde há carreiras de formigas e também nos rodapés dos cantos dos armários. Vale ainda usá-lo nos esconderijos por onde elas costumam passar.É tiro e queda.

GELADEIRA

Quer uma dica eficaz para limpar a geladeira? Segundo a organizadora doméstica Maria Eugenia Cerqueira basta misturar sal fino com bicarbonato de sódio. Além de limpar, vão perfumar o interior da geladeira."A prática tem a vantagem de não arranhar o esmalte do revestimento, como fazem alguns produtos mais fortes da limpeza", afirma.


PANELA DE FERRO ENGORDURADA

Quer limpar panelas de ferro engorduradas, sem muito esforço? Para facilitar a tarefa, esfregue - com um papel toalha - um pouco de sal na panela de ferro antes de lavá-la. O mesmo sistema, explica Maria Eugenia, ajuda a remover restos de alimentos grudados também em panelas comuns e frigideiras. Mas atenção: isso não vale para utensílios com camada antiaderente, ok?

ERVA DANINHA

Se você gosta da calçada ou a fachada da sua casa cheia de ervas daninhas, ótimo. Mas se não curte uma paisagem assim, o sal pode ajudar. Ferva ¼ de litro de água e acrescente duas colheres de sopa de sal e cinco colheres de sopa de vinagre. Ainda quente, derrame a mistura diretamente sobre as ervas daninhas, que nascem em rachaduras de calçadas e outros cantos.Assim, você vai impedi-las de crescer.


CHEIRO DE CEBOLA NA MÃO

Não há o que fazer: se você não corta a cebola com luva, é certo que o cheiro ficará nas mãos. Mas se esfregar as mãos com sal e limão, o cheiro vai sumir. Só tenha cuidado se estiver ao ar livre porque, sob o efeito de luz solar, o limão pode provocar manchas escuras e queimar a pele. Se quiser se livrar do hálito de cebola morda, algumas vezes, uma fatia de limão coberta com uma camada fina de sal e escove os dentes em seguida, claro.

VASSOURAS E ESPONJAS

"Prolongue a vida útil das vassouras mergulhando-as, antes do uso, em água salgada quente. No caso das esponjas, faça o mesmo, porém, a água deve ser fria", recomenda a especialista em organização doméstica Maria Eugenia Cerqueira. Ela dá a dica no livro "Quem dá brilho, brilha – Dicas para bem resolver problemas domésticos de toda ordem".

OBJETOS DE COBRE E BRONZE

Você tem alguns objetos de bronze ou cobre em casa que precisam de um brilho? O sal é um poderoso aliado.Esfregue estes objetos fazendo uma pasta com sal, farinha de trigo e vinagre, em partes iguais. Lave, a seguir, e dê brilho com uma flanela seca. Use a mesma pasta para esfregar os móveis de vime, deixando-os novinhos outra vez.

CARPETES

As cores dos carpetes podem ser restauradas com o auxílio de um pano umedecido em uma solução, meio a meio, de água e sal. Além disso, você sabia que as traças não gostam de sal? "Portanto, o segredo é esfregar o chão com uma solução concentrada de sal e água, quentes, antes de colocar o carpete", completa Maria Eugenia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário