quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Que calor! Ventilador ou ar condicionado?

Novamente os brasileiros estão enfrentando um verão daqueles. As temperaturas batem recordes dia pós dia. No Rio de Janeiro a sensação térmica passa dos 50 graus - muito até para os cariocas. Em São Paulo essa mesma sensação passou dos 40. Quer dizer, estamos derretendo.
Nessa situação de calor extremo, as lojas que vendem ar condicionado e ventilador estão faturando. Mas qual a melhor opção para ter em casa?
Muita gente vai responder rapidamente: ar condicionado. Porém, nem sempre essa é a melhor opção, principalmente para quem tem problemas respiratórios e não quer ter trabalho com a manutenção do aparelho.
Então, vamos analisar cada um:

- ar condicionado: sucesso na hora de proporcionar um ambiente fresco rapidamente. Uma das principais vantagens é a possibilidade de controlar a temperatura desejada. Por outro lado, o ressecamento do ar é um problema e piora a saúde dos alérgicos. Para ajudar nesses casos, utilize um umidificador, uma bacia de água no ambiente ou até uma toalha molhada. Ao mesmo tempo, se o ar condicionado estiver na temperatura adequada, a umidade no local boa e o filtro do aparelho for bom e estiver limpo, as crises alérgicas podem diminuir.
Embora seja possível controlar totalmente a temperatura, o recomendado é ficar entre 23 e 27 graus, no máximo. E como já comentado, é imprescindível a limpeza e manutenção do aparelho. Cada fabricante indica a forma correta, mas de forma geral o ar condicionado deve ser revisado uma vez ao ano. Filtro sujo e aparelho sem manutenção pode circular bactérias e fungos, muitas vezes ocasionando problemas graves de saúde.
Outro ponto que é muito discutido é a instalação do ar. Alguns prédios não permitem pois a máquina exposta muda a fachada do prédio. Nesses casos, há a opção de aparelhos portáteis que resolve essa questão. Vale lembrar que o uso constante desse aparelho eleva o gasto de energia da casa. Procures por produtos que tenha a preocupação com esse ponto.


- ventilador: opção para quem não quer ter grandes problemas de manutenção, não quer fazer qualquer tipo de reforma para a instalação e não quer ter grandes gastos com energia elétrica. Pode parecer simples assim, mas o ventilador também requer certa manutenção e se ligado o tempo todo também aumenta o valor da conta de energia.
Assim como o ar condicionado, o ventilador pode ser um vilão para os alérgicos. Imagine fazer uma corrente de ar em um ambiente cheio de poeira e mofo? Pois bem, para quem opta por esse produto deve manter a casa sempre arejada e limpa e fazer a higienização correta do ventilador, principalmente nas hélices. O mesmo vale para os ventiladores de teto.
Hoje em dia há modelos de ventiladores com repelente e até que sai vapor de água, tudo pensando no bem-estar do consumidor. Também há modelos que se adaptam a decoração da casa, com cores e design diferenciados.
O que é melhor? Difícil responder 100%! O essencial é que cada pessoa analise qual o perfil da família e faça a escolha pensando nisso. Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário