quarta-feira, 29 de julho de 2015

Falha geológica 'esquecida' pode destruir os Estados Unidos em alguns anos

Tsunami no Japão, em 2011, poderá ser repetido no Noroeste dos Estados Unidos
Tsunami no Japão, em 2011, poderá ser repetido no Noroeste dos Estados Unidos




Os Estados Unidos estão ameaçados de, nos próximos anos, sofrerem o que pode ser a pior catástrofe natural de sua história. Tudo por conta de uma falha geológica que não é tão estudada, mas tem 1,1 mil quilômetros e uma força avassaladora.

Enquanto especialistas se debruçaram sobre a falha de San Andreas, que corta a Califórnia de norte a sul, pouco se falou sobre a falha submarina de Cascadia, que começa no Canadá e vai até o norte californiano. Ela é capaz de provocar tremores como os que arrasaram parte do Japão em 2011. 

O que especialistas garantem é que Cascadia deve entrar em atividade nas próximas décadas. A expectativa é de uma ruptura na falha geológica que provoque uma destruição sem precedentes nos estados de Washington e Oregon. Segundo eles, seria a maior catástrofe natural vivida nos EUA.

Na tentativa de acalmar a população após artigo sobre Cascadia publicado na revista The New Yorker, Timothy Walsh, do Serviço Geológico do Estado de Washington, crê que as previsões sobre terremotos não são ciência exata e podem “ocorrer hoje mesmo ou dentro de vários séculos”.

Por conta da ameaça, porém, as autoridades já começam a se movimentar. Em 2016, Washington, Oregon e Columbia Britânica — essa última uma província canadense — passarão por uma simulação gigante de terremoto e tsunami. Assim, acreditam especialistas, as pessoas terão mais saídas no caso de uma catástrofe real acontecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário