domingo, 22 de março de 2015

Sexo entre amigos pode atrapalhar a amizade?



Você acha que o sexo entre amigos pode atrapalhar a amizade? Segundo pesquisa feita pelo Departamento de Comunicação de Boise State University, dos Estados Unidos, sexo não só ajuda como também fortalece a amizade. De acordo com o levantamento, que analisou um grupo de 300 pessoas entre homens e mulheres, 20% deles afirmaram ter feito sexo com um amigo em algum momento da vida. Destes, 76% disseram que a amizade melhorou após esse contato, digamos, mais íntimo. Além disso, muitos começaram um namoro após a relação sexual com esse amigo, e 50% dos entrevistados mantêm o compromisso até hoje.Mas, no fundo... no fundo, será que é possível separar amor de sexo? Afinal, como diferenciar um simples "ficar" de uma "amizade colorida"? E como estabelecer as bases para que a intimidade sexual estabelecida não detone a relação entre esses amigos?
Para a psicóloga especializada em sexualidade, Juliana Bonetti, sexo neste caso pode ser uma boa alternativa, dependendo da situação e do momento que cada um está vivendo. Mas ela ressalta que é importante ambos estarem de acordo com esse tipo de relação e que fique bem claro: aqui não vale cobrar fidelidade do outro.
Por isso, é importante que os parceiros tenham uma boa comunicação. Somente desta maneira vão conseguir sinalizar quando algo estiver saindo fora do planejado e, então, vão poder decidir juntos qual a melhor atitude a ser tomada. Ou seja, podem continuar juntos e "pagar pra ver" se o relacionamento vai se transformar em namoro; ou mesmo terminar, deixando a outra parte livre para encontrar uma pessoa sem que isso comprometa a amizade. "A situação é tranquila quando não estamos apaixonados pelo parceiro sexual. Mas pode ser algo difícil de administrar se uma das partes acabar se envolvendo afetivamente e a outra não.
O caso é que nem sempre conseguimos ser tão racionais e maduros a este ponto, mesmo porque somos feitos de carne, osso e alma", aponta Juliana. Para a colunista de Amor e Sexo do Tempo de Mulher, Regina Racco, o que conta a favor da amizade colorida é o fato de que, nessa relação se cria laços de confiança mais profundos do que num relacionamento amoroso iniciante. "Confiamos no amigo, nos abrimos e nos colocamos bem mais disponíveis. Com isso, fica mais fácil falar sobre o que queremos sexualmente.
Só não é uma tarefa tão simples quando estamos apaixonados e querendo agradar", explica Regina, professora de Ginástica Íntima e autora dos livros.
Entretanto, um ponto negativo nesse tipo de relação, completa Regina Racco, é o risco de perder uma boa amizade. E isso tende a acontecer se os cuidados tomados não forem suficientes ou os sentimentos fugirem do controle. "Mesmo porque não podemos esquecer que os sentimentos existem, não de amor, mas de amizade", avalia professora.Mas, e então, como fazer para não estragar a amizade e desfrutar os benefícios dessa relação? Antes de você conferir as dicas a seguir, a psicóloga clínica Triana Portal já revela três segredinhos básicos para que essa intimidade não prejudique sua amizade: ter muita maturidade emocional, desprendimento e desapego, delimitando sempre muito bem os limites, por mais difícil que seja. Por isso, a profissional deixa um alerta.
"Em se tratando de sentimentos, de questões abstratas, que vão além da razão, o coração pode sair ferido e a amizade arranhada", afirma Triana, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia. Então, todo cuidado é pouco. Portanto, só tome essa decisão quando estiver bem decidido sobre o melhor caminho a seguir. Para te ajudar, o Tempo de Mulher reuniu as orientações de especialistas na área. Preparado? 

AMIZADE COLORIDA PODE SER ARRISCADA OU INTERESSANTE

"Percebo muito que, quando há envolvimento afetivo desses amigos depois que ambos já tiveram uma relação sexual, e apenas um dos dois se envolve amorosamente, é mais difícil do ciclo ser rompido. Por isso, é comum que a parte que não se deixou envolver continue buscando o outro devido à intimidade sexual que acabaram criando. Já a pessoa que se apaixonou, geralmente, não consegue dizer não aos próximos encontros justamente por acreditar numa possível reviravolta. Sendo assim, a amizade colorida pode ser algo interessante ou arriscada", afirma Juliana Bonetti.

REGRAS PRECISAM SER DEFINIDAS EM COMUM ACORDO

"É necessário que ambos os amigos declarem que a parceria que se busca é puramente sexual, sem envolver expectativas românticas. Neste caso, por exemplo, cobranças como fidelidade não caberão. Se isto ficar bem definido, não haverá riscos de mágoas futuras. Deixem claro, portanto, que a amizade deve ser preservada mesmo quando um dos dois resolver desistir da parceria", explica a colunista de Amor e Sexo do Tempo de Mulher, Regina Racco.

O "FICAR" E A "AMIZADE COLORIDA" SÃO AS MESMAS COISAS?

Para Regina Racco, o ficar pode acontecer uma única vez e, inclusive, com desconhecidos. Já a amizade colorida ocorre entre amigos ou pessoas que já se gostam, que curtem a proximidade um do outro. Na avaliação da psicóloga clínica Triana Portal, a amizade colorida é uma versão "vintage" ou mesmo "um termo demodé" do ficar, embora este, muitas vezes, venha como o preâmbulo do namoro.

CRIAR EXPECTATIVA POR UMA RELAÇÃO SÉRIA

 Triana Portal avalia que isso acontece muitas vezes porque, no fundo, a maioria das pessoas querem exclusividade, proximidade e aprofundamento da relação. Por mais que o discurso moderno seja de "liberdade", "ter vários parceiros" e coisas do tipo. "Quando o amor acontece, as pessoas querem ficar juntas, afloram sentimentos comuns à maioria das pessoas como ciúmes, posse, saudades, vontade de estar junto, enfim, a ideia é estreitar laços. Se um dos envolvidos está apaixonado e o outro querendo apenas ficar, um afastamento será necessário, pois a relação vai ficar inviável. Aquele que deseja além da amizade colorida vai sair machucado e o que não quis ir além vai se sentir culpado. Uma vez confundidos os papéis e quebrada a confiança, a amizade pode até resistir, mas não será a mesma", explica a psicóloga.Por isso, todo cuidado é pouco.

AMIZADE COLORIDA SÓ DARÁ CERTO SE FICAR NO ACORDO

Amizade colorida só dará certo se ficar no acordoOs dois amigos íntimos precisam estar seguros do que desejam: neste caso, é a parceria sexual e apenas isso! É um campo perigoso porque um dos dois pode, eventualmente, "sair queimado" e, caso aconteça, dificilmente os laços de amizade continuarão os mesmos. Pois a expectativa com o outro vai gerar decepção e este poderá também se sentir traído, afinal, havia um "acordo". "Amizade colorida só vai dar certo quando os dois tiverem forte determinação e souberem claramente o que desejam. Além, claro, de manterem o acordado", avalia Regina Racco.

DÁ PRA TIRAR ALGUMA LIÇÃO NESSE JEITO DE SE RELACIONAR?

"Vivi tempo suficiente para saber que, quando se trata de relações, tudo é absolutamente imponderável. Claro que sempre dá para se tirar alguma coisa. Lições? Talvez. Se serão úteis em outros relacionamentos? Impossível dizer. Eu prego o total desprendimento da velha relação sempre que se inicia uma nova. Mas é claro que viver nos modifica e evoluímos. Portanto, sim, alguma coisa sempre se tem para aprender, nem que seja para te alertar que brincar com fogo é muito, muito perigoso", avalia Regina Racco.

DESAPEGO, MATURIDADE E DESAPEGO: OS PILARES DA AMIZADE COLORIDA

A psicóloga clínica Triana Portal avalia que, para o sexo entre amigos não abalar a amizade, os parceiros precisam ter muita maturidade emocional, desprendimento e desapego. Mas, tratando-se de sentimentos que vão além da razão, o coração pode sair ferido e a amizade, arranhada. "Imagine que um pode querer romper e outro não, que a opção de encerrar normalmente é porque apareceu alguém "fixo" e logicamente, o "ficante" sente no mínimo um desconforto. Afinal, fere o ego", pondera a psicóloga.

ENCERRAR A PARCERIA NATURALMENTE

Encerrar a parceria sexual sem que haja a ruptura da amizade vai depender se o acordo que os dois fizeram se manteve íntegro. "Ninguém se apaixonou? Ninguém se sentiu traído? Então será fácil. Melhor mesmo se a parceria se extinguir naturalmente, já que ambos não têm nenhum envolvimento amoroso. Como disse, essa não é uma relação isenta de riscos, e a amizade pode sair prejudicada em alguns casos. Pensar muito bem antes e tomar a decisão certa pode, portanto, evitar um desfecho desagradável", pondera a professora de Ginástica Íntima, Regina Racco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário