segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

OMS declara Zika vírus uma emergência mundial de saúde



A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira que o Zika vírus é uma emergência de saúde pública global, no momento em que a doença ligada a milhares de casos de microcefalia no Brasil se dissemina rapidamente.
A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse a repórteres que é preciso uma resposta internacional coordenada, mas que não são necessárias restrições às viagens ou ao comércio.
A designação foi recomendada por um comitê de especialistas independentes da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), após críticas sobre uma resposta hesitante até agora. A decisão deve ajudar a acelerar ações internacionais e de pesquisa.
A OMS disse na semana passada que o Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, estava se "espalhando de forma explosiva" e pode infectar até 4 milhões de pessoas nas Américas e 1,5 milhão no Brasil.
A agência foi criticada por reagir muito lentamente à epidemia do Ebola na África Ocidental, que matou mais de 10.000 pessoas, e prometeu melhorar em futuras crises de saúde global.
O comitê de emergência de regulamentações internacionais de saúde da OMS reúne especialistas em epidemiologia, saúde pública e doenças infecciosas das Américas, Europa, Ásia e África.
O Brasil relatou cerca de 4.000 casos suspeitos de microcefalia, uma má-formação cerebral em que as crianças nascem com cérebros menores do que o normal, que foi ligada ao Zika vírus, embora a conexão ainda não seja definitiva.
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse à Reuters que a epidemia é pior do que se acreditava, já que em 80 por cento dos casos as pessoas infectadas não apresentam sintomas.[nE6N13E00I]
À medida que o vírus se espalha do Brasil, outros países nas Américas também provavelmente terão casos de bebês com microcefalia ligados ao Zika, segundo especialistas.
A Organização Pan-Americana da Saúde afirma que o Zika vírus já se espalhou em 24 países e territórios nas Américas.
Pregnant women wait to be attended at the Maternal and Children's Hospital in Tegucigalpa on January 21, 2016. The medical school at the National Autonomous University of Honduras (UNAH) recommended that women in the country avoid getting pregnant for the time being due to the presence of the Zika virus. If a pregnant woman is infected by the virus, the baby could be born with microcephaly. AFP PHOTO/Orlando SIERRA / AFP / ORLANDO SIERRA        (Photo credit should read ORLANDO SIERRA/AFP/Getty Images)
A OMS declarou que o zika vírus é agora uma emergência mundial de saúde. O vírus, transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, aparece associado a uma recente epidemia de microcefalia em recém-nascidos, especialmente na região Nordeste do Brasil. 
O surto é tão grave que o governo brasileiro adotou uma política pública de distribuição de repelentes para conter o avanço da doença. Previsão de organismos internacionais de saúde afirmam que a doença estará presente em todos os países da América Latina nos próximos anos e o conselho é evitar planos de engravidar pelo menos até 2018 nas regiões mais afetadas. Veja a seguir alguns fatos sobre a doença

Nenhum comentário:

Postar um comentário