segunda-feira, 28 de abril de 2014

Campanha de Neymar contra racismo tem agência de publicidade por trás

Ao lado do filho, Neymar postou foto com banana, em solidariedade a Daniel Alves



A campanha ‘Somos Todos Macacos', a qual apoia Daniel Alves, vítima de racismo no último domingo, não partiu da iniciativa de Neymar Júnior. Na verdade, a agência publicitária Loducca, que presta serviços ao jogador do Barcelona, foi a responsável por dar forma ao movimento, o qual repercutiu rapidamente nas redes sociais por conta da atitude do camisa 10 da seleção brasileira.

"Nada melhor do que ele se manifestar sobre o assunto. Criamos uma forma do jeito do Neymar, para mostrar quanto a intolerância não faz sentido. Ajudamos na criação da hashtag e no conceito de disseminação do ato. Aconteceu que o Dani Alves fez isso e foi a hora de soltar essa ideia, essa manifestação. O Neymar conseguiu impulsionar ainda mais o ato do Daniel, de uma maneira muito poderosa", discursou Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca.

Em conversa com o ESPN.com.br, Ketzer contou que uma ação de Neymar contra o racismo já era planejada há pelo menos duas semanas. O próprio atacante sofreu com os atos de intolerância dos torcedores - no caso, dos próprios do Barcelona, que imitaram macacos como forma de ataque ao brasileiro, no desembarque após a derrota para o Granada.

"Depois de que ele voltou a Barcelona e torcedores imitaram macacos, Neymar e Neymar pai falaram: ‘precisamos fazer algo'. Começamos a conversar, e chegamos a conclusão que nada melhor o próprio Neymar se manifestar. Só ajudamos a conduzir a forma desse conceito. Foi um jeito bem humorado de enfrentar o racismo, se divertir, como é o Neymar", completou.

A onda 'Somos Todos Macacos' começou durante o duelo entre Villarreal x Barcelona, válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. O lateral Daniel Alves se preparava para cobrar um escanteio, quando um torcedor do ‘Submarino Amarelo' arremessou uma banana no gramado. O brasileiro, de uma maneira espirituosa, pegou a fruta e a comeu, ignorando o preconceito exposto.

A ação de Daniel Alves se tornou febre pelas redes sociais de maneira imediata. Torcedores e fãs de futebol utilizaram as redes sociais para repercutir de forma positiva a atitude do lateral do Barça. Entretanto, o caso tomou uma proporção ainda maior depois de Neymar entrar na jogada.

Companheiro de Daniel Alves na seleção brasileira e no Barcelona, Neymar usou o Instagram para defender o amigo e iniciar a campanha #Somostodosmacacos. O atacante postou uma foto dele e do filho portando bananas, ação que também repercutiu rapidamente.

Famosos de diversos meios, jogadores de outros clubes e anônimos levaram a hashtag entre os assuntos mais comentados do mundo. A ação espontânea de Neymar, contudo, teve como base a agência de publicidade que presta serviços para a sua marca. A Loducca, como contou Ketzer à ESPN, criou a hashtag para ajudar o craque a se expressar contra o racismo.

msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário