sexta-feira, 8 de maio de 2015

Vira-latas são mais inteligentes e saudáveis que os cães de raça, diz estudo

Saúde dos animais mestiços também é mais reforçada

O alto preço dos cães de raça pura pode fazer alguns tutores acreditarem que eles são superiores aos vira-latas em inteligência, mas não é isso que aponta uma pesquisa feita no Reino Unido. Segundo um estudo realizado pelo Dr. David Smith, do Departamento de Ciências Animais da Universidade de Aberdeen, os cães mestiços têm QI superior aos de seus amigos de raça e por isso são mais ágeis na hora de resolver problemas. Confira como foram os testes e saiba o que esses bichinhos têm de tão especial.

Vira-latas possuem melhor desempenho que os de raça em várias funções
O estudo utilizou 100 cachorros em uma bateria de sete testes diferentes. Foram realizadas algumas atividades de busca, em sua maioria envolvendo comida, para testar a habilidade que esses cães teriam para trabalhar na polícia e o resultado surpreendeu muita gente. Segundo David Smith, os testes mostraram que os vira-latas também deveriam ser treinados pela instituição como cães de busca, já que sete entre os dez mais bem-sucedidos eram mestiços.
Outra característica mostrada na pesquisa foi que esses cachorrinhos têm melhor orientação espacial que os de raça, fator que poderia ser de grande ajuda para os cegos que os utilizam como guais. "Isso é muito interessante porque estamos descobrindo que, estatisticamente, cães mestiços são melhores cães-guia”, diz Matthew Bottomley, gerente de uma associação que trabalha com a ajuda animal aos deficientes visuais no Reino Unido.
Cães mestiços costumam ser mais saudáveis que os de raça pura
Outro fator que pesa a favor dos vira-latas é que o excesso de cruzamentos entre consanguíneos (utilizado para criar animais cada vez mais perfeitos) danifica a saúde dos animais de raça pura. "Ter raça pura não melhora em nada a inteligência do animal e o risco de problemas de saúde entre os mestiços também é significativamente menor", garante o Dr. David Smith, que dirigiu o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário