quinta-feira, 26 de junho de 2014

Punição da Fifa a Suárez é a mais rigorosa da história das Copas; lembre outros casos


Não faltou rigor à punição outorgada pela FIFA a Luiz Suárez. O uruguaio, personagem mais controverso dos Mundiais nos últimos anos (em 2010, ganhou fama por evitar gol de mão em partida contra Gana), foi suspenso por nove jogos e banido temporariamente do futebol por quatro meses. 

Veja, a seguir, outras punições mais brandas da entidade que rege o futebol.

- O brasileiro Leonardo levou a suspensão pela cotovelada desferida contra o americano Tab Ramos, em partida válida pelas oitavas, em 1994.

- Mauro Tassotti  pegou oito jogos de suspensão na Copa de 1994. 
Assim como o uruguaio, o italiano foi punido pela Fifa depois de sua atitude passar despercebida em campo. O atacante havia desferido uma cotovelada na cabeça do meia espanhol Luiz Henrique, em partida entre Itália e Espanha, pela primeira fase da Copa dos Estados Unidos.

- Na final de 2006, Zinedine Zidane voltou a perder a cabeça em campo (na Copa de 1998, ele fora suspenso por dois jogos por agressão a jogador saudita). 
Já estava na prorrogação quando o meia francês deu uma cabeça no zagueiro italiano Marco Materazzi.
O craque francês foi suspenso por três jogos após a agressão; no entanto, o meia anunciou sua aposentadoria dos gramados e não chegou a cumprir a suspensão.

- O argentino Leandro Cufré, o italiano Daniele De Rossi e o brasileiro Leonardo figuram empatados na terceira colocação, com quatro partidas. 
Cufré foi punido por agredir com um chute o alemão Mertesacker, nas quartas de final da Copa da Alemanha, em 2006.
O norte-americano Pablo Mastroeni pegou três jogos de gancho após entrada violenta em Andrea Pirlo, também na Copa do Mundo de 2006.

- A Copa de 2006 foi mesma violenta. No jogo entre EUA e Itália, pela primeira fase do torneio, De Rossi desferiu uma cotovelada no norte-americano Mc Bride e pegou quatro jogos de suspensão. O meia italiano, no entanto, ainda conseguiu voltar ao time e ser tetracampeão pela Azzura.

- O camaronês Alex Song pegou suspensão de três jogos após cotovelada no croata Mario Mandzukic, em jogo válido pela segunda rodada do grupo A.


Nenhum comentário:

Postar um comentário