segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Prisão de Alcatraz completa 80 anos




A emblemática prisão de Alcatraz, localizada em uma ilha na costa de San Francisco, Califórnia, recebeu 1.576 criminosos durante o período em que esteve em atividade, entre 1934 e 1963. Alguns deles eram famosos por terem cometido os mais chocantes crimes da história dos EUA. O dia 11 de agosto marca o 80° aniversário da inauguração de Alcatraz, e nós lembramos os detentos mais famosos que estiveram atrás das grades no local.

Alphonse Gabriel 'Al' Capone, também conhecido como 'Scarface', foi um dos mais notórios gângsteres de todos os tempos, interpretado nas telas por Robert De Niro, entre outros. Ele também foi um dos primeiros presos da penitenciária. Inimigo público número 1 e chefe de um violento sindicato do crime da máfia de Chicago, Capone ordenou o massacre do Dia de São Valentim, em 1929, quando sete membros de gangues rivais foram assassinados.



Apesar dos assassinatos, foi por causa da evasão de divisas que Capone foi condenado em 1931. Seu período preso começou em Atlanta, mas os rumores de favorecimento no tratamento acabaram fazendo com que ele fosse transferido Alcatraz, com esquema muito mais rigoroso.

O período de Capone em Alcatraz foi marcado pela deterioração da sua saúde mental por causa da sífilis. Ele passou seu último ano de detenção no hospital penitenciário antes de ser transferido para um presídio menos rigoroso. Solto em 1939, ele morreu das complicações da doença em 1947.



Robert Stroud – mais conhecido como “Homem-Pàssaro de Alcatraz” – é hoje um dos mais conhecidos apenados de Alcatraz. Encarcerado em 1909 por causa de um assassinato, com apenas 19 anos, Stroud esfaqueou e matou um dos guardas em 1916, o que acabou o condenando à pena de morte.

Com a suspensão da sua execução, Stroud deu início ao cumprimento da sua sentença de prisão perpétua em confinamento solitário em Kansas. Ao contrário da versão dos acontecimentos popularizada em 1962 por Burt Lancaster no filme 'O Homem de Alcatraz', ele se tornou famoso por criar mais de 300 canários em sua cela. Ele foi transferido para San Francisco em 1942, onde permaneceu na solitária até 1959.



George Barnes -- mais conhecido como “Kelly Metralhadora” -- foi um mafioso da época da proibição do álcool nos EUA que cumpriu pena em Alcatraz, depois de um dos sequestros mais famosos dos EUA. Barnes, juntamente com a mulher Kathryn, sequestrou o magnata do petróleo texano Charles F. Urschel por um resgate de US$ 200 mil -- o que em 1933 era uma grande fortuna.

Quando foi solto,  as provas que Urschel deixou permitiram que o FBI rastreasse o casal, história que acabou no cinema em 1958 com Charles Bronson no papel principal do filme 'Dominados pelo Ódio'. Ambos acabaram presos com sentença perpétua. 

Após ficar preso em Alcatraz, George foi transferido em 1951, morrendo três anos depois. Na foto, um pôster com as digitais de Barnes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário