quarta-feira, 1 de abril de 2015

As tradições de 1º de abril ao redor do mundo

<p xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">Nações ao redor do globo celebram datas especiais das mais variadas formas, criando costumes que perduram após séculos, como é o caso dos <a href="http://www.pureviagem.com.br/noticia/veja-como-alguns-paises-celebram-o-natal_a1334/1">países que festejam o Natal</a>, das <a href="http://www.pureviagem.com.br/noticia/as-curiosas-tradicoes-de-ano-novo-mundo-afora_a1360/1">comemorações de Ano Novo mundo afora</a> e das <a href="http://www.pureviagem.com.br/noticia/as-mais-diferentes-tradicoes-de-pascoa-pelo-mundo_a5053/1">diferentes tradições de Páscoa</a>. E o mesmo ocorre durante o 1º de abril, uma data conhecida como "o dia da mentira" ou "o dia dos tolos", por envolver brincadeiras, piadas e trotes. As pessoas se divertem pregando peças uma nas outras e tentando não ser a próxima vítima.</p><p xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">Alguns países possuem brincadeiras tão antigas e enraizadas no gosto popular que ficaram marcados pelas mesmas. Na França, por exemplo, as crianças costumam afixar figuras e desenhos de peixes nas costas de colegas desavisados. Estes serão gozados em segredo pelos demais enquanto não a descolarem de suas costas.</p><p xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">Já na Irlanda, país que possui um povo notoriamente brincalhão, a piada é fazer a vítima acreditar que guarda consigo uma informação importante. Para tal, o autor do trote entrega um envelope contendo o que parece ser um segredo de vital valor, quando no fundo não passa de uma tremenda gozação.</p><p xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">Os trotes variam, mas o espírito é sempre o mesmo. O dia 1º de abril é uma época de levar a vida menos a sério e gargalhar bastante. E mesmo em nações que comemoram o "dia da mentira" em outra data, como a Espanha, a essência permanece a mesma: rir é a melhor brincadeira.</p><p xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">  <strong>Confira as principais tradições do "dia da mentira":</strong></p><p>Na Foto: Na Ucrânia, as pessoas participam de desfiles pelas ruas vestidas com fantasias coloridas</p>
AS TRADIÇÕES DE 1º DE ABRIL AO REDOR DO MUNDO

Nações ao redor do globo celebram datas especiais das mais variadas formas, criando costumes que perduram após séculos, como é o caso dos países que festejam o Natal, das comemorações de Ano Novo mundo afora e das diferentes tradições de Páscoa. E o mesmo ocorre durante o 1º de abril, uma data conhecida como "o dia da mentira" ou "o dia dos tolos", por envolver brincadeiras, piadas e trotes. As pessoas se divertem pregando peças uma nas outras e tentando não ser a próxima vítima.
Alguns países possuem brincadeiras tão antigas e enraizadas no gosto popular que ficaram marcados pelas mesmas. Na França, por exemplo, as crianças costumam afixar figuras e desenhos de peixes nas costas de colegas desavisados. Estes serão gozados em segredo pelos demais enquanto não a descolarem de suas costas.
Já na Irlanda, país que possui um povo notoriamente brincalhão, a piada é fazer a vítima acreditar que guarda consigo uma informação importante. Para tal, o autor do trote entrega um envelope contendo o que parece ser um segredo de vital valor, quando no fundo não passa de uma tremenda gozação.
Os trotes variam, mas o espírito é sempre o mesmo. O dia 1º de abril é uma época de levar a vida menos a sério e gargalhar bastante. E mesmo em nações que comemoram o "dia da mentira" em outra data, como a Espanha, a essência permanece a mesma: rir é a melhor brincadeira. Confira as principais tradições do "dia da mentira": Na Foto: Na Ucrânia, as pessoas participam de desfiles pelas ruas vestidas com fantasias coloridas.
<strong>Dinamarca:</strong> durante o dia 1º de abril grande parte dos meios de comunicação costumam noticiar um fato falso, para brincar com o seu leitor. Porém, embora celebrem o "dia da mentira", a data mais tradicional entre os países escandinavos é, sem dúvida alguma, o 1º de maio, chamado de "Maj-Cat" (gato de maio), quando os dinamarqueses comemoram, com festas e confraternizações, o fim do longo inverno e a chegada da promissora primavera.
DINAMARCA
Durante o dia 1º de abril grande parte dos meios de comunicação costumam noticiar um fato falso, para brincar com o seu leitor. Porém, embora celebrem o "dia da mentira", a data mais tradicional entre os países escandinavos é, sem dúvida alguma, o 1º de maio, chamado de "Maj-Cat" (gato de maio), quando os dinamarqueses comemoram, com festas e confraternizações, o fim do longo inverno e a chegada da promissora primavera.

<strong>Escócia:</strong> tradicionalmente o povo escocês é conhecido como gozador e a prova disso é que a brincadeira de 1º de abril aqui prossegue no dia subsequente. A data recebeu a conotação de "Gowk Day", cuja tradução significa "Dia do Cuco". Trata-se de uma missão feita para tolos, na qual envia-se uma mensagem selada a um companheiro pedindo ajuda e o destinatário deve seguir o escrito no conteúdo e passar novas coordenadas à próxima pessoa, gerando assim um efeito cadeia.

ESCÓCIA

Tradicionalmente o povo escocês é conhecido como gozador e a prova disso é que a brincadeira de 1º de abril aqui prossegue no dia subsequente. A data recebeu a conotação de "Gowk Day", cuja tradução significa "Dia do Cuco". Trata-se de uma missão feita para tolos, na qual envia-se uma mensagem selada a um companheiro pedindo ajuda e o destinatário deve seguir o escrito no conteúdo e passar novas coordenadas à próxima pessoa, gerando assim um efeito cadeia.

<strong>Espanha:</strong> o "Dia dos Tolos" ou "Dia da Mentira" espanhol não é celebrado em 1º de abril, mas sim no dia 28 de dezembro. Neste país, e também em diversas nações da América Latina, comemora-se o "Dia dos Santos Inocentes". Embora seja tecnicamente uma festa cristã, as pegadinhas tradicionais são uma invenção cultural agregada à data. Nela, as vítimas são instruídas a não ficar chateadas, já que seus autores são considerados inocentes.

ESPANHA

O "Dia dos Tolos" ou "Dia da Mentira" espanhol não é celebrado em 1º de abril, mas sim no dia 28 de dezembro. Neste país, e também em diversas nações da América Latina, comemora-se o "Dia dos Santos Inocentes". Embora seja tecnicamente uma festa cristã, as pegadinhas tradicionais são uma invenção cultural agregada à data. Nela, as vítimas são instruídas a não ficar chateadas, já que seus autores são considerados inocentes.

<strong>França:</strong> aqui a data é conhecida como "Poisson d'Avril", que significa o "peixe de abril". Ganhou este nome devido a uma tradição na qual crianças pregam peças uma nas outras, colando em suas costas, sem o consentimento da mesma, a figura de um peixe, enquanto que a vítima, sem suspeitar de nada, tem que descobrir que foi alvo da brincadeira. Também em algumas cidades italianas o 1º de abril é comemorado de forma similar.

FRANÇA

Aqui a data é conhecida como "Poisson d'Avril", que significa o "peixe de abril". Ganhou este nome devido a uma tradição na qual crianças pregam peças uma nas outras, colando em suas costas, sem o consentimento da mesma, a figura de um peixe, enquanto que a vítima, sem suspeitar de nada, tem que descobrir que foi alvo da brincadeira. Também em algumas cidades italianas o 1º de abril é comemorado de forma similar.

<strong>Ucrânia:</strong> neste país realiza-se, desde 1973, um festival anual de humor conhecido como "Humorina", nas datas em torno do 1º de abril. A brincadeira foi inventada no ano anterior por uma equipe de televisão após ter seu programa retirado do ar. Assemelhando-se ao carnaval, os participantes vestem-se com fantasias coloridas e chamativas, enquanto desfilam pelas ruas.

UCRÂNIA

Neste país realiza-se, desde 1973, um festival anual de humor conhecido como "Humorina", nas datas em torno do 1º de abril. A brincadeira foi inventada no ano anterior por uma equipe de televisão após ter seu programa retirado do ar. Assemelhando-se ao carnaval, os participantes vestem-se com fantasias coloridas e chamativas, enquanto desfilam pelas ruas.

<strong>Portugal:</strong> o "dia da mentira" português não necessariamente é comemorado em 1º de abril. Isto porque as celebrações obedecem ao calendário litúrgico, ocorrendo no domingo e na segunda-feira anteriores à Quaresma. A brincadeira aqui é sair pelas ruas atirando farinha em vítimas distraídas.

PORTUGAL

O "dia da mentira" português não necessariamente é comemorado em 1º de abril. Isto porque as celebrações obedecem ao calendário litúrgico, ocorrendo no domingo e na segunda-feira anteriores à Quaresma. A brincadeira aqui é sair pelas ruas atirando farinha em vítimas distraídas.

<strong>Irlanda:</strong> este país possui uma das mais conhecidas brincadeiras de 1º de abril. Nela, o autor da piada confia à vítima uma "importante carta" e esta deverá ser entregue a uma pessoa específica. No entanto, quando o documento finalmente é aberto, revela-se seu verdadeiro conteúdo: as palavras "send the fool further", que significa "enviar a outro tolo".

IRLANDA

Este país possui uma das mais conhecidas brincadeiras de 1º de abril. Nela, o autor da piada confia à vítima uma "importante carta" e esta deverá ser entregue a uma pessoa específica. No entanto, quando o documento finalmente é aberto, revela-se seu verdadeiro conteúdo: as palavras "send the fool further", que significa "enviar a outro tolo".

Índia: o chamado "dia da mentira" é comemorado aqui em 31 de março. Nesta data, o povo participa de festejos, com direito a piadas e papos animados. Elementos que não podem faltar são a poeira colorida, que toma o ar como uma nuvem, e corpos inteiramente pintados, que celebram a chegada da primavera.

ÍNDIA

O chamado "dia da mentira" é comemorado aqui em 31 de março. Nesta data, o povo participa de festejos, com direito a piadas e papos animados. Elementos que não podem faltar são a poeira colorida, que toma o ar como uma nuvem, e corpos inteiramente pintados, que celebram a chegada da primavera.

<strong>Polônia:</strong> este é um dia repleto de piadas, trotes e brincadeiras preparadas pela população, pelas instituições públicas e até por parte da mídia polonesa. Atividades que geram consequências graves são evitadas, limitando-se a peças despretensiosas. O país crê que este dia não seja para levar as coisas a sério e esta convicção é tão forte que a aliança antiturca feita com o rei Leopoldo I, assinada em 1º de abril de 1683, retroagisse para 31 de março.

POLÔNIA

Este é um dia repleto de piadas, trotes e brincadeiras preparadas pela população, pelas instituições públicas e até por parte da mídia polonesa. Atividades que geram consequências graves são evitadas, limitando-se a peças despretensiosas. O país crê que este dia não seja para levar as coisas a sério e esta convicção é tão forte que a aliança antiturca feita com o rei Leopoldo I, assinada em 1º de abril de 1683, retroagisse para 31 de março.

<strong>Inglaterra:</strong> neste país, a piada mais comum durante 1º de abril é feita pelas crianças, que brincam de uma espécie de pique-pega, no qual quem corre atrás dos outros é o "april fool", ou seja, o "tolo". Um estudo realizado pelos especialistas em folclores Iona e Peter Opie, feito nos anos 1950, revelou que as brincadeiras devem cessar ao meio-dia e quem continuar pregando peças após esse horário será o "april fool".

INGLATERRA

Neste país, a piada mais comum durante 1º de abril é feita pelas crianças, que brincam de uma espécie de pique-pega, no qual quem corre atrás dos outros é o "april fool", ou seja, o "tolo". Um estudo realizado pelos especialistas em folclores Iona e Peter Opie, feito nos anos 1950, revelou que as brincadeiras devem cessar ao meio-dia e quem continuar pregando peças após esse horário será o "april fool".

Nenhum comentário:

Postar um comentário