segunda-feira, 13 de abril de 2015

Saiba avaliar qual a hora de trocar os pneus do seu carro



VERIFIQUE INDICADORES DE DESGASTE DO PNEU.

Não dá para esperar acontecer um acidente para decidir trocar os pneus. Ou você é daqueles que só troca quando o pneu não tem mais conserto? Os pneus do seu carro têm indicadores de desgaste que, como aquelas faixas coloridas de escovas de dente, servem para ajudar a identificar quando a sua segurança está comprometida. Caso não saiba encontra-los, leve na loja especializada de sua preferência e peça para algum especialista ajuda-lo.

Não deixe para amanhã. Faça a checagem dos pneus e garanta sua segurança.
CHEQUE A PROFUNDIDADE DOS SULCOS
O Código de Trânsito Brasileiro determina que os sulcos dos pneus devem ter, no mínimo, 1.6 milímetros de profundidade. O melhor é que você talvez tenha o medidor perfeito para isso no seu bolso: uma moeda de R$ 1. Coloque a moeda entre os sulcos, na parte mais grossa do pneu, e veja se a parte dourada fica à mostra. Em caso positivo, pode saber que está na hora de comprar um novo.

PROCURE DESGASTES IRREGULARES

Se você notar que seu pneu está mais gasto de um lado que de outro, ou apenas em um pedaço, é importante levar em uma loja especializada para avaliar se o pneu ainda está em boas condições e para identificar o que pode ter causado isso. Desde calibragem errada até algum problema de geometria ou suspensão, isso pode ser sinal não só de que é preciso trocar o pneu, mas fazer alguma manutenção.

PROCURE SINAIS DE DANOS AOS PNEUS

Da mesma forma, se encontrar bolhas ou rasgos que deixem à mostra a estrutura interna do pneu, é bem possível que sua estrutura esteja comprometida e você precise trocá-lo, mesmo que os sulcos ainda estejam em perfeita condição. Vá até uma loja especializada e peça uma avaliação.

SUBSTITUA A CADA 5 ANOS OU 80 MIL QUILÔMETROS

Se você dirige pouco e/ou toma todos os cuidados com o seu pneu, não ache que só por não ter desgaste visível é sinal que o pneu está bom. Os compostos que mantém sua estrutura e estabilidade se deterioram com o tempo e uso. Por isso, pneus têm uma validade máxima de 5 anos. Além disso, embora possa haver certa variação conforme o tipo de uso, pista etc, um pneu bem cuidado deve durar aproximadamente 80 mil quilômetros.

CONFIRA A DATA DE VALIDADE

Garanto que você se perguntou “mas como eu vou saber a data de fabricação do pneu?”. Pois bem, olhe na lateral do pneu e procure por uma série de letras e dígitos que parecem não fazer muito sentido. Entre eles, mais especificamente, procure uma sequência de quatro dígitos próximo da sigla DOT. Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação do pneu, e os dois últimos, o ano. Ou seja, se o número for 1610, por exemplo, significa que ele foi fabricado na 16ª semana (Abril) de 2010.

CONSIDERE O CLIMA

A temperatura pode afetar bastante a performance e a duração dos seus pneus. Em lugares mais quentes, eles tendem a se deteriorar mais rápido. Por isso, se viver em uma cidade mais quente ou estiver passando por um verão particularmente severo, lembre de dar um pouco mais de atenção para seus pneus.

LEVE A SAÚDE DOS PNEUS A SÉRIO

Enfim, nenhuma dica será útil se você não der o devido valor à importância de estar com pneus dentro dos padrões de segurança. Não é porque você não sente problema algum ao dirigir que você não esteja correndo risco de se envolver em um acidente sério numa situação adversa, porque seus pneus estavam carecas ou com sua estrutura comprometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário