quinta-feira, 17 de julho de 2014

Traição: por que a grama do vizinho é sempre mais verde?


O que leva uma pessoa a trair? Ou a se interessar por outra fora do relacionamento? Ou a olhar para o lado, simplesmente? O cérebro. Sim, o cérebro é o culpado por tudo isso. E sabe por quê? Porque ele gosta de novidade.

Pesquisadores chamam a explicação de Efeito Coolidge. Nas pesquisas com ratos, as coisas funcionam assim: quando um rato faz sexo com a mesma parceira por muito tempo, ele perde o interesse. Assim que a ratinha muda, pronto, ele volta a ser um jovem ratinho excitado. Com os humanos – homens e mulheres – funciona igual.

Além da explicação científica, tem a explicação emocional: o desconhecido é sempre mais interessante porque é apenas uma expectativa e não uma certeza. Quando você está em um relacionamento, já sabe tudo sobre o outro, conhece os defeitos e até tem uma listinha do que gostaria que fosse diferente. Quando ainda está conhecendo alguém, a pessoa só mostra a parte boa. E isso é a coisa mais sedutora que há.
A distância entre se interessar e trair efetivamente pode ser grande. E aí também entra em jogo o conceito de traição. É pior perder a atenção da pessoa amada ou saber que ela transou com outra? Cada um sabe o que dói mais e ninguém pode dizer o que é certo ou errado nesse sentimento.
A conclusão é que a grama do vizinho sempre é mais verde até você olhar bem de perto e notar que ela também tem diversas falhas e trechos queimados. Quem sabe o segredo da monogamia não seja ser sempre uma pessoa diferente e aceitar as mudanças do outro para tentar enganar o cérebro?
Você tem alguma dúvida sobre sexo? Manda para: preliminarescomcarol@yahoo.com.br e a siga no Twitter (@carolpatrocinio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário