sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Brasileiro de 2015 pode ser o 'menos brasileiro' dos pontos corridos

Geografia do Brasileirão nos pontos corridos - capa

Se a atual configuração das tabelas das séries A e B do Brasileiro forem mantidas, a elite nacional de 2015 será a "menos nacional" desde 2003, quando foi adotado o formato de pontos corridos. Sem os dois times da Bahia - que vão sendo rebaixados -, o campeonato representaria apenas oito estados do país.
Mais do que isso, o Brasileiro de 2015 também pode ser o mais "concentrado" desde 2013, com 90% dos times provenientes das regiões Sudeste e Sul. Sempre considerando o atual cenário das tabelas de séries A e B, seriam apenas um clube do Nordeste e um do Centro-Oeste na elite do Brasileiro de 2015.
Em 2014, o Brasileirão conta com três times nordestinos (Bahia, Sport e Vitória), um do Centro-Oeste (Goiás), sete sulistas (Atlético-PR, Chapecoense, Criciúma, Coritiba, Figueirense, Grêmio e Inter) e nove do Sudeste (Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos e São Paulo).
Atualmente, estão sendo rebaixados dois da Bahia, um de Santa Catarina e um do Rio de Janeiro; e, na Série B, vão conseguindo o acesso um de São Paulo (a Ponte Preta, que já subiu), um de Santa Catarina (o Joinville, também já garantido), um do Rio (Vasco) e um outro de Minas Gerais (Boa Esporte).
Nesse cenário, o Brasileiro de 2015 teria clubes de oito estados diferentes (Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), no menor número desde 2003, sendo 18 dos 20 provenientes apenas das duas regiões mais "pesadas" em representação na Série A.
Se Bahia e Vitória forem mesmo rebaixados, o estado da Bahia ficará sem nenhum representante na Série A pela primeira vez desde 2007. O Nordeste também teria sua menor participação desde 2005, quando também só tinha um clube na elite - na ocasião, o Brasileiro ainda era disputado por 22 equipes.
Na era dos pontos corridos, o Brasileiro mais "democrático" foi o de 2003, com clubes de todas as cinco regiões do país (assim como 2004 e 2005) e com o menor grau de "dependência" do eixo Sul-Sudeste (79%). Na disputa, com 24 clubes, foram três do Nordeste, um do Norte, um do Centro-Oeste, 11 do Sudeste e oito do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário