terça-feira, 18 de novembro de 2014

Unhas e dentes: cuidados que vão além da aparência e que ajudam a manter a saúde dos cães

Escovar os dentes do pet frequentemente impede infecções graves

Ter um cãozinho em nossas vidas é algo mágico. No entanto, isto requer responsabilidades e cuidados que complementam a rotina de banhos semanais, passeios para exercitar o físico animal, vacinas em dia e uma alimentação balanceada.
A higiene bucal, por exemplo, é um passo fundamental no dia a dia canino. Sua deficiência pode causar sérios problemas de saúde, como doenças gengivais e perda de dentes. Não menos importante, o tamanho das unhas do animal também deve ser observado e aparado quando começa a representar risco para a saúde do bichinho.
Bactérias e caminho aberto para infecções
O problema bucal começa com o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, formação de tártaro sobre os dentes de seu cão. Estes fatores são causadores de doenças periodontais, ou seja, doenças dos tecidos que revestem e rodeiam os dentes de seu bichinho.
O tártaro acumulado nas gengivas pode causar inflamações, além de facilitar o mau-hálito e perda precoce de dentes. Uma prevenção é escovar os dentes do animal com regularidade e estimular o cão a roer e a mastigar. Existem biscoitos para cães, cordas específicas, ossos e couros comestíveis e bolas de borracha dura que podem reforçar esta tarefa. Ofereça o produto com cuidado, com tamanho compatível, para não correr o risco de seu animal ingerir o objeto ou se asfixiar.
A gravidade da doença periodontal está relacionada com a quantidade de placa presente nos dentes e com a idade do animal. É uma doenças mais comum em cães idosos e, principalmente, de raças pequenas, que são afetados mais precocemente dos que os de raça grande e também de forma mais grave.
O grande perigo está na propagação destas infecções através da corrente sanguínea da boca para outros órgãos internos como o coração, o fígado, rins e também articulações, prejudicando a saúde e comprometendo a vida de seu cão.
Cuidados com as unhas também são importantes
Além da higiene bucal, é fundamental cortar as unhas do seu cão, pois, além de melhorar a aparência, também ajuda a manter seu animalzinho limpo e diminui a probabilidade dele se machucar. Unhas grandes tendem a prender facilmente em pisos e carpetes, o que pode gerar encravamento, sangramento e até remoção da unha, causando forte dor a seu cãozinho. Além disto, unhas grandes dificultam a movimentação do animal, podendo até prejudicar cães em fase de crescimento.
O comprimento ideal é no sabugo - tecido vivo com sangue e nervos – e o corte deve ser feito na diagonal da unha e com muito cuidado para não ferir seu amigo de quatro patas.
Vale frisar que a maioria dos cães não gosta que toquem em suas patinhas, portanto, é recomendado que o corte das unhas seja feito em pet shops ou veterinárias, que já possuem este serviço incluso em pacotes de tosa e banho, além de ser executado por pessoas que já possuem experiência e agilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário