quarta-feira, 14 de maio de 2014

Prêmio da Música Brasileira homenageia Jair Rodrigues, Dominguinhos e Rossi


O 25º Prêmio da Música Brasileira, que acontece nesta quarta-feira (14), no Theatro Municipal do Rio, homenageou durante a abertura do evento os cantores que morreram no último ano Jair Rodrigues, Reginaldo Rossi e Dominguinhos.
Para simbolizar a homenagem, o evento transmitiu uma participação antiga de Jair no prêmio. No vídeo, ele dizia que aquela noite era a mais feliz de sua vida. O cantor morreu na última quinta-feira (8), aos 75 anos, em sua casa em Cotia, na Grande São Paulo. De acordo com o IML (Instituto Médico Legal), a causa da morte foi um infarto do miocárdio.
Em seguida, Gilberto Gil e Mariene de Castro cantaram a música "É Luxo Só", conhecida na voz de João Gilberto. Com apresentação de Camila Pitanga e Mateus Solano, a premiação incentiva a descoberta de talentos e premia artistas consagrados e novos. Neste ano, o samba é homenageado.
"Nem sempre o samba foi recebido pela porta da frente do Theatro Municipal", disse Solano, antes de anunciar os convidados especiais Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Almir Guineto. Eles interpretaram ao vivo as músicas  "Dor de Amor", " Pedi ao Céu" e "Vai Vadiar".
Alcione e Zeca Pagodinho receberam a premiação de melhor cantora e cantor, respectivamente, na categoria "Samba". Já, na categoria "MPB", os felizardos foram Milton Nascimento e Maria Bethânia. Ela ganhou o prêmio por 21 vezes e participou do evento cantando as músicas "Santo Amaro ê ê", "Quixabeira", "Reconvexo", "Minha Senhora" e "Viola Meu Bem".
As cantoras Leci Brandão e Fabiana Cozza, que representaram autores e intérpretes de São Paulo, reviveram os hits "Chorei" (Paulo Cesar Pinheiro e Eduardo Gudin), "Saudosa Maloca" (Adoniran Barbosa) e "Volta por Cima"(Paulinho Vanzolini) em homenagem a eles.
Na categoria "Canção Popular", o melhor álbum foi "Reencontro", de Cauby Peixoto e Ângela Maria. Já a melhor dupla foi para Chitãozinho e Xororó e o melhor grupo Monobloco.
Péricles e Angelique Kiojo também estiveram no palco da premiação. Para encerrar as participações especiais, Paulinho da Viola cantaram "Onde a Dor Não Tem Razão", "Timoneiro" e "Foi um Rio que Passou Em Minha Vida", que contou com a participação de Hamilton de Holanda e a bateria da Portela.
Veja a lista de ganhadores:
Categoria "Canção Popular"
Melhor álbum
 "Reencontro"
Melhor dupla Chitãozinho e Xororó
Melhor cantor Cauby Peixoto
Melhor cantora Angela Maria

Projeto especial - Caymmi
Álbum eletrônico  Carnaval beat club vol 1
Álbum erudito  Heitor Villa Lobos - sinfonia número 6 e 7
Infantil  Arca de Noé
Língua estrangeira - Canta Billie Holiday in Rio - Leila Maria
Categoria regional
Melhor álbum  Zulusa de Patricia Bastos
Melhor dupla  Caju e Castanha
Melhor grupo  Quinteto violado
Melhor cantor - Sergio Reis
Melhor cantora - Patricia Bastos

Categoria instrumental
Melhor álbum Mundo de Pixinguinha de Hamilton de Holanda
Melhor solista  Hamilton de Holanda
Melhor grupo  Spokfrevo Orquestra
Categoria projeto visual e arranjador
Projeto visual  Adriana Calcanhoto e Fernanda Villa Lobos - Arca de Noé
Arranjador Gilson Peranzatta
Categoria MPB
Melhor álbum  Edu Lobo e Metropole Orkest
Melhor grupo  Boca Livre
Melhor cantor  Milton Nascimento
Melhor cantora  Maria Bethania

Categoria samba
Melhor álbum "Se me chamar, o sorte"
Melhor grupo  Sururu na roda
Melhor cantor  Zeca Pagodinho
Melhor cantora  Alcione
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário